22 de fev. de 2016

O CANGACEIRO “ANTÔNIO DO GELO”

Por Sálvio Siqueira

O Cangaço tem muito que nos ensinar, em relação a sua historiada... O ‘antes’ do Cangaço, e ‘suas rebarbas’, no durante idem...

Quando vemos acontecimentos ligados ao tema, pensamos nós que são exclusividade do Fenômeno. Esse nosso pensamento está seguindo por uma trilha errônea, equivocadamente, muitas vezes deixamos de ver o que aconteceu fora do cangaço e antes dele... Se não procurarmos saber do que aconteceu anteriormente e extra Fenômeno, não faremos um bom conceito, uma boa análise, sobre tal.

São vários os acontecidos que ao sabermos, por meio de documentos em vários arquivos ‘legais’ e por fontes orais, não se ‘encaixam’. Pessoas que viram, presenciaram e/ou participaram de tais acontecimentos, nos citam uma versão... Já a documentação tida como ‘original’, “oficial”, por diversas vezes, mostra-nos uma totalmente diferente. E ainda há, por vezes, aquela da mídia, que na época, também fez sensacionalismo por ‘n’ motivos, para gerar vendas e/ou, por ordens das autoridades, prevendo dar uma satisfação para população insatisfeita com os ocorridos, verdadeiros.

Juazeiro do Norte, CE, é um centro de visitação anual constante. Hoje, sem a presença física do Sacerdote que a fez mundialmente conhecida, e também quando o mesmo por suas ruelas caminhava.

Naquele tempo, com ele ainda vivo, tinha essa visitação anual. Os romeiros faziam seus afazeres durante quase todo o ano, só que, deixavam sempre o espaço da visitação ao ‘Padim Pade Ciço’. Lembramos aos amigos que transporte, na época, de quem tinha posses era a tração animal, de quem nada possuía, era no pé. Para esses a caminhada era dura, cansativa, e faltavam víveres durante o percurso... Mesmo em anos em que na estação chuvosa não chovia, para, talvez, implorarem clemência, ou quando havia fartura, para fazerem seus agradecimentos e/ou ‘pagarem’ suas promessas.

Certa feita, um retirante, vindo das bandas das Alagoas, com sua família inteira em função de visitar ‘o santo padroeiro’, em busca de salvação, não só espiritual, mas, de alimentação mesmo, devido a seca que corroía o sertão nordestino.

Dentre seus filhos, já bastante cansado e, com certeza, doente, havia um garotinho que não queria ou não podia acompanhar o ritmo dos demais... Seu nome era Antônio Rosa.


Ao passar pela propriedade do Sr. José Ferreira, pai dos meninos Antônio, Livino, Virgolino, João e outros, chegando na moradia, pediu ao patriarca para que ficasse com a criança. José Ferreira, acreditamos que compadecido com a situação do mesmo, aceita e fica com o rapazinho. Passa Antônio Rosa a viver e conviver com seus filhos. É criado igualmente aos seus filhos legítimos, biologicamente, e ao primogênito da sua senhora, Antônio Ferreira, que não era seu filho legítimo... E assim a vida seguiu nas terras do sítio Passagem de Pedra, na vastidão do Pajeú, na Região nordestina.

Derrubar a mata com foices e machado, limpar o mato nos roçados, buscar água em galão ou em costas de animais, pastorar as reses e/ou as criações, montar e amansar burros e cavalos bravios, fazer viagens como almocreves , em fim, tudo o que os filhos de José Ferreira faziam, o adotivo também fazia. Tornando-se parte da família... Transformando-se em irmão dos demais.

O tempo passa... Quando os irmãos Ferreira começam suas encrencas com Zé Saturnino, Antônio Rosa, também está ali, firme e forte, sem medo algum, ao lado de seus irmãos.

O tempo avança ainda mais, e Antônio Rosa se mostra astuto, valente e destemido... Passando a ser chamado pela alcunha, já cangaceiro, “Antônio do Gelo”. Talvez pela ‘frieza’ que expressa em suas ações.

Certo dia, no povoado de São João do Barro Vermelho, isso lá pelos idos de 1924, Antônio encontra-se com um cidadão chamado ‘Constantino’. Esse Senhor, sabendo das astúcias de Antônio Rosa, o “Antônio do Gelo”, com as armas, mostra-lhe uma que possuía. Antônio apaixona-se por ela e quer por quer comprar a arma. Constantino não quer vender. Passando alguns dias do acontecido, Antônio, volta ao povoado e assassina Constantino, roubando-lhe a arma.

Naquele aglomerado de casebres moravam várias pessoas que gostavam e admiravam Virgolino, o Lampião. Dentre elas, uma destaca-se mais por ser ‘comadre’ dele. Era a dona Especiosa.


A população do povoado reuniu-se e formam um grupo de ‘vigilantes’ para irem a busca de Antônio do Gelo a fim de matá-lo, como vingança pela covardia que fizera com Constantino. Tendo amigos, admiradores entre eles, os mesmos procuram o chefe mor do cangaço e o deixam a par do ocorrido e do que está para acontecer.

O cangaceiro “Vassoura”, Livino Ferreira, segundo filho de José Ferreira, irmão de Lampião, escuta o que eles dizem ao irmão comandante. Antes dos mesmos partirem, o chama em um recanto e faz-lhes uma proposta: “... de que se a família do finado Constantino e o povo de São João do Barro Vermelho, lhes paga-se 10 mil réis, o mesmo o mataria e nunca mais ouviram falar nele, nem veriam “Antônio do Gelo”, (o seu irmão de criação Antônio Rosa, por aquela ribeira) (...)”. ( " Lampião, nem herói nem bandido - a história "- SOUSA, Anildomá Willians de. )

Proposta feita, trato acordado...

O “Rei Vesgo” leva sua trupe para terras alagoanas. Depois de certo tempo fazendo ‘escaramuças’ por lá, resolve voltar e esconder-se por um tempo em seu Estado natal.

No dia 8 do mês de Santana do ano de 1924, Lampião chega a fazenda “Situação”, propriedade do coiteiro Francisco Baião, fincada nas terras da região onde se localiza a Serra Vermelha.

Todos estão enfadados da dura viagem. Foram vários dias caatinga adentro a pé.

Chegando próximo ao ocaso do mesmo dia, Antônio do Gelo pega sua rede e, no alpendre da casa sede da fazenda, procura tornos para armá-la. Encontra um trono num recanto que acha um bom local. Ao passar a corda do punho da rede no torno, tendo que erguer os braços para isso, e alvejado por tiros pelas costas.

O “cangaceiro Vassoura” chama o companheiro do cangaço Enéas, e de olho nos movimentos de Antônio do Gelo, procura a melhor ocasião para por em prática seu plano. Notando o que o seu irmão de criação pretendia, espera o momento certo, que surge quando o mesmo ergue os braços para colocar a corda do punho da rede no torno. Junto com o ‘cabra’ que escolhera, atiram, simultaneamente nas costas de Antônio do Gelo, que cai sem dar um gemido. Tomba morto Antônio Rosa, seu irmão de criação... No chão do alpendre da casa sede, na Fazenda Situação, nas quebradas do Sertão do Pajeú.



Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira
Grupo: ‎OFÍCIO DAS ESPINGARDAS

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Veja só Mendes: mesmo após quase seis anos pesquisando, não tinha ciência que o Antonio do Gelo (irmão de criação de Livino) fora assassinado por este.
    Os fatos do cangaço eram mesmo cruéis.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Muito bom gostei da história do Cangaço

    ResponderExcluir
  3. Informações que tenho, esse cangaceiro Antônio do Gelo, é natural daqui da cidade de Delmiro Gouveia.

    ResponderExcluir